Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Assassin’s Creed e a Verdadeira Ordem dos Assassinos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Bigode Grosso

avatar
Aluno de Academia
Aluno de Academia
Aproveitando que AC é a nova moda do fórum

==============================================


A série de jogos Assassin´s Creed é famosa por sua história envolvente, que inclui a conhecida Ordem dos Cavaleiros do Templo (ou apenas Templários) e não tão conhecida Ordem dos Assassinos. Mas quem foram realmente os Assassinos, cujo nome se tornou sinônimo para designar pessoas que cometeram o pecado do homicídio? Por que eles existiram?

O arco principal do jogo é centralizada em Desmond Miles, descendente de Assassinos e alvo da Ordem dos Templários. Seus ancestrais são os personagens dos arcos menores: Altaïr Ibn La´Ahad (do árabe “Pessoa que Voa” e “O Filho de Ninguém”), um Assassinos da Ordem que viveu por volta da Terceira Cruzada, e Ezio Auditore, italiano de Florença cuja família foi morta por conspiração dos Templários.

Na História, existiu a Ordem dos Asasiyun ou dos Hashishin, fundada e liderada pelo famigerado “Velho da Montanha” ou Hassan bin Sabbah Homairi, também conhecido somente como Hassan Sabbah. A ordem tinha como sede a Fortaleza de Alamut (no atual Irã) e várias células espalhadas, principalmente no castelo de Masyaf (atual Síria).

Quanto à verdadeira origem da palavra “Assassino”, existem duas vertentes: alguns dizem que veio da palavra Hashishin ou Haschichiyun, que significa “fumador de haxixe”; outros estudiosos mais modernos entendem que a palavra é oriunda de Asasiyun, que significa “aquele que segue o Asã“, e Asã significa “Fundamentos”, que se refere às bases da fé islãmica ismaelita.

A hierarquia da Ordem era, em primeiro lugar, constituída pelo Grão Mestre, seguido dos Da’i Kabir, Da’i, que estão acima dos Iasiq, que lideravam os Rafiqs, que por sua vez eram superiores aos Fida’i.

Alamut significa “Lição da Águia”, algo que provavelmente inspirou o jogo nos momentos em que há referência à águia (por exemplo, o “Salto da Fé”, momento em que Altaïr ou Ezio saltam de um ponto extremamente alto seguido de um grasnar de águia).

A Ordem foi criada por Hassan Sabbah como forma de expandir o seu poder político e religioso sobre a Síria, Pérsia e Iraque. Fundamentalmente de caráter religioso, foi uma das primeiras organizações utilizar o terror como arma, ameaçava inimigos da Fé ou simplesmente executava-os. O Velho da Montanha, dito “Imortal” – embora tenha falecido com 90 anos -, dizia ter mais de 60 mil seguidores, todos seus discípulos altamente treinados tanto fisicamente quanto mentalmente e extremamente disciplinados.

No jogo, focando no primeiro da série, o principal objetivo dos Assassinos – então liderados pelo fictício Al Mualim (qu significa “Professor” ou “Mestre” em árabe) – era buscar a paz no Oriente Médio (mais especificamente na Terra Santa) através da eliminação de pessoas e agentes políticos que favoreciam ao conflito entre europeus e sarracenos, tendo como principais rivais os Cavaleiros Templários liderados pelo Grão-Mestre Robert De Sable, que por sua vez buscavam a paz através da guerra e da tirania em favor dos cristãos, gerando mais conflitos e mais genocídios. Não somente, ambas as facções queriam as Pedaços do Éden escondidos na Tumba do Rei Salomão, que daria ao detentor um grande poder sobre a realidade. Os Assassinos eram os heróis que buscavam a paz através da liberdade e os Templários eram os vilões que buscavam a paz através do controle total da ordem vigente.

Hassan Sabbah (que faleceu em 1124) não via problemas em realizar assassinatos encomendados tanto por sarracenos quanto pelos europeus cristãos, contanto que isso fizesse parte do seu plano em derrubar seus inimigos islamitas seljucídas pela Síria, Iraque e Pérsia e impedir que as Cruzadas interferissem nos seus objetivos. A doutrina ismaelita de Hassan, derivada da doutrina xiita do Islã, dizia que o grande Imam (enviado de Deus) chegaria Terra, que deveria estar “pura” e “limpa” do mal dos infiéis para recebê-lo, ou seja, todos aqueles que não concordassem com ele deveriam perecer. E ele, Hassan Sabbah, deveria ser o grande representante que purificaria a Terra através de um tipo de jyhad.

Em verdade, a disputa entre a Ordem dos Assassinos de Hassan e os Templários foi meramente política devido um fato ocorrido em 1173, quando Rei de Jerusalém, Amalric I, convocou os Assassinos para tentar convertê-los ao Cristianismo. Porém, os enviados de Hassan foram mortos durante a viagem para Jerusalém.

Diz-se que a morte dos Assassinos enviados foi coordenada pelos senhores feudais cristãos que cobravam tributos dos camponeses não-cristãos. Aqueles que eram convertidos não eram tributados e grande parte da Ordem dos Assassinos trabalhavam como pessoas comuns e representavam uma porcentagem substancial da população trabalhadora. Assim, se os Assassinos fossem convertidos ao cristianismo, os senhores feudais perderiam uma grande fonte de renda. Isso gerou um grande sentimento de vingança entre os membros da Ordem e resultou em ataques de Assassinos contra políticos e senhores cristãos, que por sua vez obrigou os Templários a começarem a investir contra a Ordem.

Provavelmente, do ponto de vista dos criadores, a “Maçã do Éden” ou “Pedaços do Éden” de Assassin´s Creed seja um símbolo do desejo de poder e purificação da Ordem dos Assassinos e de Hassan.

Por fim, no mundo do jogo provavelmente não tenha ocorrido a execução do Grão-Mestre templário Jacques de Molay e, assim, os Templários dominaram o mundo econômica, social e politicamente scretamente. Na História, em 1307, os Templários foram caçados e destruídos devido a uma conspiração perpetrada pelo Rei Felipe IV da França e o Papa Clemente V ao temor do grande poder que eles tinham pela Europa, tanto politicamente quanto economicamente – o próprio rei francês estava endividado com os Templários. As acusações oficiais contra os Cavaleiros eram heresia, homossexualidade, idolatria, rituais obscenos, corrupção e fraude, então desmentidas ao longos dos séculos.

Realmente é estranho, após conhecer a história da Ordem dos Assassinos, vê-los como “heróis da liberdade”, mas tão somente como fundamentalista islâmicos que originaram o ataque suicída que persiste até hoje entre os fanáticos muçulmanos pertencentes à organizações paramilitares. Mas devemos lembrar que foi apenas uma escolha da produtora, Ubisoft, de colocá-los como heróis dos tempos antigos e modernos. E nada melhor do que escolher os Templários, contemporâneos dos Assassinos no início do segundo milênio, como os vilões. Se fosse feito ao contrário, a Ubisoft poderia ser acusada de ser partidária das atuais “guerras contra terror” e o “eixo do Mal” do ex-presidente George W. Bush, tão criticadas até hoje.

Fonte: http://www.aerolitos.com.br/assassins-creed-e-a-verdadeira-ordem-dos-assassinos/



Última edição por Scolt em Sex 17 Maio 2013, 10:43, editado 1 vez(es) (Razão : Editado por Scolt)

'Shiroitori

avatar
Aluno de Academia
Aluno de Academia
me obrigue a le

blew.

avatar
Aluno de Academia
Aluno de Academia
Obrigado por partilhar; não o tinha lido ainda. q

Gekko

avatar
Aluno de Academia
Aluno de Academia
obs: assassins creed tem fundamento histórico, mas tbm enfia 3 dedos no anus da história. XD

Makoto (Inativo).

avatar
Aluno de Academia
Aluno de Academia
Não li e nem lerei, já estragaram minha infância, quero preservar minha pré-adolescência.

Sam

avatar
Aluno de Academia
Aluno de Academia
Disseram-me que os livros são muito ruins, mal-escritos...



"E, muitas vezes, um homem muito pequeno pode lançar uma sombra muito grande."

Ficha Atual Conta Bancária


Movimentos:
Movimentos de um cavalo no xadrez

Acusações? Link
http://harryrpgpotter.forumeiros.com

Chuck Norris O FODA

avatar
Aluno de Academia
Aluno de Academia
soo

Bigode Grosso

avatar
Aluno de Academia
Aluno de Academia
Assassino Credo > Assassin's Creed

'Tom DeLonge

avatar
Aluno de Academia
Aluno de Academia
Que legal, nem joguei, mas que legal .

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum